A chegada da pandemia do coronavírus pegou todos os setores da indústria desprevenidos e com o setor têxtil e comunicação visual não foi diferente.

A chegada da pandemia do coronavírus pegou todos os setores da indústria desprevenidos e com o setor têxtil e comunicação visual não foi diferente. Apesar das claras dificuldades enfrentadas, os dois foram um dos que melhor se recuperaram do momento pandêmico no Brasil e tendem a ser um dos principais meios para a retomada completa da economia em nosso país.


Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, em 2021 o setor deve crescer cerca de 8% em relação a 2020, entre vendas internas, exportações e importações. Ainda segundo a instituição, os públicos B e C1 são os principais responsáveis pela retomada e otimismo da indústria têxtil, com expectativas de que a demanda supere a oferta.


Mesmo com as boas perspectivas de crescimento, a pandemia trouxe algumas reflexões para a indústria. Empresas e marcas terão que ampliar suas presenças online e fortalecer o e-commerce. Apesar do Brasil ainda ter uma grande cultura de ir a lojas e espaços físicos, as vendas online explodiram, aumentando em mais de 70%, com os consumidores buscando algo além do simples.


Produtos personalizados e exclusivos devem fazer com que empresas cessem as produções idênticas em massa. Outras mudanças na forma de consumo deve se ater bem mais a produtos sustentáveis e ao consumo consciente. Certamente, quem apostar em reciclagem ou evitar desperdícios sairá na frente aos olhos dos compradores.


Em relação a produção interna, o conceito de indústria 4.0 nunca foi tão necessário. A chamada quarta revolução industrial traz a integração do mundo físico ao digital, automatizando dados e agilizando processos. Nos setores têxtil e visual, já podemos achar inteligências artificiais, robôs que costuram, impressão 3D e máquinas de cortes precisos.


Em novembro, em Fortaleza, todas essas ideias vão convergir nas feiras Maquintex e Signs Norte-Nordeste. As feiras, que acontecem de 17 a 19/11, vão ser o primeiro grande evento de retomada da Febratex Group e vão trazer as principais tendências dos setores têxtil e visual com expositores e palestrantes do Brasil inteiro. É uma ótima oportunidade para consumidores, estudiosos e empresários desses setores debaterem seu contínuo crescimento.


Para maiores informações acesse: www.maquintex.com.br

Fonte: site Febratex